Frente dos Servidores Públicos convida Afocefe para discutir teto de gastos e situação fiscal do Estado - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Frente dos Servidores Públicos convida Afocefe para discutir teto de gastos e situação fiscal do Estado

Autor 15 de março de 2024 março 26th, 2024 No Comments

Na manhã desta quinta-feira, 14, a diretoria do Afocefe Sindicato, representada pelo presidente Alexandre Luzzi e os diretores Volnei Picolotto e Wagner Bomfim, foi convidada pela Frente dos Servidores Públicos (FSP/RS) para desmistificar o sistema fiscal brasileiro, fazer uma análise da conjuntura do Estado e debater sobre o teto de gastos, com representantes de entidades que compõem o funcionalismo estadual, na sede do CPERS.

O presidente do Sindicato, Alexandre Luzzi, abriu a explanação afirmando que todo cidadão tem o direito de entender onde e como o Estado aplica seus impostos e a importância de cada representante conseguir debater com propriedade, até mesmo entre suas bases sindicais, temas que vêm tomando a imprensa e a opinião pública. Além de citar que o curso de Cidadania Fiscal, promovido pelo sindicato em parceria com Inesc, IJF e a Red de Justicia Fiscal, abrirá duas turmas esse ano, a primeira com início para abril.

Wagner Bomfim fez uma retrospectiva do sistema tributário brasileiro, explicando como se estabeleceu e destacando a mudança de foco da atividade fiscalizadora do comércio exterior para o mercado interno ao longo do século passado. Ele ressaltou a importância do entendimento da relação entre Estado e sociedade para compreender a atual conjuntura.
Volnei Picolotto apresentou dados sobre o orçamento público e analisou a situação fiscal do Rio Grande do Sul, abordando os impactos da Lei do Teto de Gastos, que congela os investimentos e prejudica a política salarial dos servidores e a prestação de serviços públicos. As entidades presentes concordaram em unir esforços para abordar o teto de gastos por meio de projetos de iniciativa popular.