Entidades fazendárias discutem medidas para potencializar o desenvolvimento do Estado com o secretário Edson Brum - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Entidades fazendárias discutem medidas para potencializar o desenvolvimento do Estado com o secretário Edson Brum

Autor 14 de outubro de 2021 novembro 3rd, 2021 No Comments

O Afocefe Sindicato, representado pelo presidente Guilherme Campos e pelo vice-presidente, Alatir Rech Ramos, o presidente do Sindifisco, Altemir Feltrin e o vice-presidente da Afisvec, Gonar Paulo Fernandes, reuniram-se nesta quarta-feira, 13, com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, deputado Edson Brum. O diretor administrativo da Secretaria, Técnico Tributário José Carlos Borges da Silveira Jr. e o chefe de gabinete do secretário, João Vitório Concatto, também participaram da reunião.

As perspectivas para alavancar o desenvolvimento do Estado foram discutidas, além de projetos em tramitação na Assembleia Legislativa e matérias do Executivo que serão enviadas ao Parlamento, especialmente referentes a questões administrativa e tributária.

Os dirigentes das entidades fazendárias destacaram a importância da Secretaria da Fazenda para o equilíbrio financeiro do Estado e a retomada de uma agenda de desenvolvimento. Reforçaram o impacto das ações de combate à sonegação na recuperação das finanças públicas e a necessidade de priorizar a fiscalização tributária, com investimento no trânsito de mercadorias e em áreas estratégicas da Secretaria da Fazenda para ampliar o controle fiscal e aumentar a receita.

O presidente do Afocefe, Guilherme Campos, ressaltou que valorizar a fiscalização, com melhores condições de trabalho, equipamentos modernos, tecnologia e aporte de pessoal nos postos fiscais e turmas volantes impactará diretamente no aumento da receita. ‘’A fiscalização ostensiva, com ações permanentes e efetivas nas rodovias gaúchas ampliará a sensação de risco, freando a ação dos sonegadores’’, afirmou.

O projeto de modernização e reestruturação da Secretaria da Fazenda também foi tratado com o secretário. A importância da continuidade das discussões e construção conjunta com as entidades fazendárias e a administração de um novo modelo de atuação, com trabalho integrado e valorização dos servidores é essencial para fortalecer a instituição e aprimorar a fiscalização tributária para que possa cada vez mais oferecer melhores resultados à população.

O secretário Edson Brum reforçou a parceria com as entidades, destacando as ações propositivas em discutir temas de interesse do Estado e da sociedade. Colocou-se à disposição para encaminhar questões que contribuam para fortalecer a Sefaz como instituição e ampliar o protagonismo no desenvolvimento do Rio Grande.