Diretoria recebe deputado Pepe Vargas e ex-secretário da Fazenda, Arno Augustin - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Diretoria recebe deputado Pepe Vargas e ex-secretário da Fazenda, Arno Augustin

Autor 6 de março de 2023 março 20th, 2023 No Comments
A diretoria do Afocefe Sindicato recebeu na manhã desta segunda-feira, 06, o deputado estadual Pepe Vargas (PT) e o economista Arno Augustin, ex-secretário estadual da Fazenda e ex-secretário do Tesouro Nacional.
As reformas e seus impactos na sociedade, no serviço público e nos servidores foram debatidas, bem como os principais projetos que estão em tramitação na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, em especial as alterações propostas no sistema tributário.
Foram abordadas as pautas prioritárias da carreira e a necessidade de aprimorar a fiscalização tributária para o equilíbrio financeiro do Estado. A diretoria também ressaltou a importância de discutir diretamente com a sociedade temas que impactam na vida de todos(as). ‘’Uma das prioridades da nossa gestão é ampliar a atuação sindical. Além da luta pela defesa de direitos e avanços para a carreira, vamos levar informação e debater com a população temas de interesse social‘’, disse o presidente Alexandre Luzzi. ‘’Levamos o Sonegômetro à sociedade para alertar e dar transparência ao que o Estado deixa de arrecadar. Comprovamos, por meio de estudos técnicos nas áreas fiscal e tributária, que o reforço da fiscalização é fundamental para aumentar a receita estadual. Nosso foco agora será a educação fiscal para desconstruir a ideia equivocada que a sociedade tem em relação aos tributos e esclarecer sobre sua importância para que o Estado possa cumprir seu papel em prestar serviços de qualidade e desenvolver políticas públicas essenciais’’, complementou.
Entre as inovações da gestão, a diretoria destacou a escola de educação fiscal, desenvolvida pelo Afocefe em parceria com o Instituto Justiça Fiscal (IJF) e Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC). ‘’O objetivo é propagar conhecimento sobre a função social do tributo e do orçamento público na formação de uma sociedade justa e igualitária’’, relatou a diretora Jurídica e Legislativa, Claudia Meyer. A primeira turma inicia em abril e serão oferecidas 1800 vagas ao ano, destinadas à sociedade em geral, com foco em servidores públicos, professores, assessores parlamentares, sindicalistas e comunicadores.
Na oportunidade, a diretoria convidou o deputado Pepe Vargas e Arno Augustin para a 1ª edição do Diálogos Afocefe, que será realizado na quinta-feira, 09, na sede do Sindicato. O debate será sobre a reforma tributária e o impacto na arrecadação estadual.
O deputado reforçou a parceria com o Afocefe e se colocou à disposição para o encaminhamento de temas tratados.
A reunião contou ainda com a presença do diretor de Assistência ao Filiado, Wagner Bomfim e do diretor da Conacate, Roberto Castilho Nogueira.