Diretoria do AFOCEFE se reúne com Presidente do IPE PREV - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Diretoria do AFOCEFE se reúne com Presidente do IPE PREV

Autor 10 de janeiro de 2023 janeiro 24th, 2023 No Comments
Na última terça feira, (10/01), a diretoria do Afocefe Sindicato esteve reunida com a presidência do IPE PREV, com o objetivo de solicitar maior agilidade na tramitação dos processos de conversão de tempo especial em comum, para fins de aposentadoria.
O Presidente Alexandre Luzzi iniciou a reunião dizendo que a publicação da Portaria conjunta n° 03/2022 – SPGG/IPE PREV, no último dia 30/12/2022, pode ser um marco para o deslinde de mais de uma centena de processos administrativos protocolados por Técnicos Tributários da Receita Estadual. A Diretora Jurídica, Claudia Meyer, relatou que o bem buscado pelos colegas é a própria aposentadoria, que acaba sendo postergada pela indefinição e demora causadas pelas idas e vindas dos processos; o representante da Febrafisco, Altair Rech Ramos, contextualizou a busca do direito, inclusive sobre o fato de ter sido reconhecido judicialmente o direito à percepção da insalubridade; o advogado do Afocefe Sindicato, Dr. Gabriel Pauli Fadel, argumentou que o atraso no reconhecimento do direito perseguido pelos TTRE’s poderá ensejar um considerável passivo financeiro ao Estado, pelo menos a título de abono permanência, razão pela qual a celeridade destes processos é medida que se impõe, evitando a judicialização desta questão.
Referida Portaria tem o prazo de 60 dias para normatizar a conversão, que é de interesse de um grande número de servidores estaduais. Presidente Kliemann disse que “já informou aos membros desta comissão que este assunto deve ser efetivamente solucionado até o final do mês de fevereiro, sem prorrogação”.
Na reunião estiveram presentes, ainda o Vice-Presidente do Afocefe, Gilberto da Silva, e o ex-Diretor Jurídico e atual representante da carreira junto à Febrafisco, Paulo Bittencourt de Souza, o qual inclusive argumentou “que a situação dos TTRE’s deve ser tratada de forma excepcional, uma vez que todos obtiveram o reconhecimento da excepcionalidade de seu labor em ação judicial onde restaram produzidas as provas, inclusive periciais, desta situação”; reforçou ainda o Dr. Fadel “que é impossível a realização pretérita de qualquer outra perícia que não baseada na prova documental então existente, até mesmo porque muitas unidades de trabalho sequer existem mais, como é o caso do Posto Fiscal de Guaíba”.
No encerramento da reunião, após discorrer sobre os avanços que o IPE PREV vem conquistando nos últimos tempos, dentre estes a criação da taxa de administração, a qual possibilitará ao órgão encaminhar suas questões de forma mais independente, assegurando por fim que, efetivamente, é objetivo da administração resolver com a maior brevidade esta situação.
O Afocefe Sindicato seguirá acompanhando atentamente!