Diálogos Afocefe promove reflexão sobre acessibilidade e inclusão - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Diálogos Afocefe promove reflexão sobre acessibilidade e inclusão

Autor 29 de agosto de 2023 março 26th, 2024 No Comments

Para ampliar o debate sobre importante e necessária pauta social, a 3ª edição do Diálogos Afocefe abordou o tema ‘’Acessibilidade e Inclusão para toda a gente’’.

Realizado na segunda-feira, 28, o evento contou com a participação do presidente do Comdepa, Nelson Calil, da pedagoga Pérola Sampaio, representando o senador Paulo Paim, de Josiane França, secretária parlamentar da deputada federal Reginete Bispo, e público em geral.

O presidente Alexandre Luzzi ressaltou a importância dessa discussão e o engajamento do Sindicato, não somente em pautas de interesse da carreira, mas da sociedade como um todo. ‘’Que seja um momento de conhecimento, reflexão e consciência e mais um estímulo para fortalecer a luta por políticas públicas inclusivas pelo Estado’’, afirmou.

A diretora Jurídica e Legislativa do Afocefe, Claudia Meyer, militante da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, destacou a importância da luta pela inclusão, enfatizando que todas as pessoas devem estar em todos os lugares.

O advogado Marcos Weiss Bliacheris, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, destacou as barreiras físicas que impedem o exercício do direito de executar as tarefas do dia a dia de forma autônoma, as barreiras de comunicação e de atitudes e abordou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência no serviço público. ‘’Confundimos deficiência com incapacidade. Muitas vezes não interfere em nada na capacidade de trabalho. O que se espera é acolhimento, não julgamento’’, ressaltou.

A jornalista Lelei Teixeira, questionou se é possível falar de diversidade sem falar de deficiência, acessibilidade, inclusão e preconceito. ‘’Alertar e sensibilizar a sociedade para as limitações das pessoas com deficiência e reivindicar direitos e políticas públicas que priorizem a inclusão e a acessibilidade é fundamental. Ver o outro com sensibilidade é transformador’’, afirmou.

O diretor Wagner Bomfim abordou a importância de mostrar novas visões de mundo e manifestou a preocupação em relação a inclusão, acessibilidade e igualdade de condições em um mundo que tem diminuído cada vez mais a influência do Estado.