DIÁLOGOS AFOCEFE DISCUTE A DESIGUALDADE RACIAL E A CONSCIÊNCIA NEGRA - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

DIÁLOGOS AFOCEFE DISCUTE A DESIGUALDADE RACIAL E A CONSCIÊNCIA NEGRA

Autor 15 de novembro de 2023 abril 2nd, 2024 No Comments

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Diálogos Afocefe receberá Camila Thomaz Telles, servidora pública e dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do RS desde 2022. No Sintrajufe RS, coordena a Secretaria de Políticas Sociais, à qual se vincula o atual Núcleo de Negros e Negras da entidade, criado em 2022, no encontro nacional de Pretos e Pretas da Fenajufe. No Tribunal Regional Federal da 4ª Região, atua, desde 2011, com projetos de educação popular com as mulheres terceirizadas e com os aprendizes que por lá passaram em programa socioeducativo com a Fase RS até 2017. Integra também a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e trabalha na área de Qualidade de Vida da instituição. É formada em Letras pela UFRGS e, nos bailes da vida, conheceu a Educação Biocêntrica e o Autocuidado e Cuidado coletivo entre mulheres ativistas – suas grandes inspirações. Em todos os seus passos, é guiada pelo feminismo antirracista.

O Novembro Negro é o mês dedicado a tratar da temática das lutas contra as disparidades sociais que se originaram do sistema escravocrata no Brasil. O dia 20 faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, capturado e morto em 1695. Em 2003 o dia da Consciência Negra foi inserido no calendário escolar e, por força da lei 12.519/11, a data foi oficializada em todo o território nacional.

O sindicato convida a sociedade a refletir sobre a desigualdade racial, que ainda se manifesta nas mais diversas formas em nosso cotidiano, inclusive nas relações de trabalho. Mesmo que haja a previsão de penalidades para os infratores na legislação, é necessário abordar a questão da segregação recorrente e das violências praticadas contra as pessoas em razão da diferença da cor. O Afocefe defende que o trabalho sindical é imprescindível na luta contra a discriminação e quer um tratamento igualitário para todos os trabalhadores brasileiros.

O evento será aberto ao público, na sede Administrativa do Sindicato, às 15h, e terá transmissão simultânea pelo You Tube