Conselho Deliberativo mobilizado contra reformas do governo e pela valorização dos Técnicos Tributários - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Conselho Deliberativo mobilizado contra reformas do governo e pela valorização dos Técnicos Tributários

Autor 3 de junho de 2021 junho 14th, 2021 No Comments
A reunião do Conselho Deliberativo do Afocefe Sindicato teve continuidade nesta quarta-feira, 02, de forma virtual, com as presenças do presidente da FEBRAFISCO e vice-presidente do SINFAZFISCO, Unadir Gonçalves Júnior e do presidente do SINFAZFISCO – MG, vice-presidente da FEBRAFISCO e da Pública Central do Servidor, Hugo René de Souza, que apresentaram um panorama das Reformas Tributária e Administrativa do governo federal.

O presidente do Afocefe, Guilherme Campos, reforçou a importância do Sindicato ser filiado a renomadas entidades nacionais para garantir a preservação dos direitos e a valorização dos servidores das carreiras típicas de Estado.

O presidente da FEBRAFISCO relatou o papel da Federação no acompanhamento permanente das discussões no Congresso Nacional e ressaltou a importância do trabalho conjunto com destacadas entidades representativas de servidores das carreiras típicas de Estado, a exemplo do Afocefe, na luta pela valorização dos servidores públicos e sua contribuição para a sociedade. Apresentou um relato geral das alterações propostas na Reforma Tributária e defendeu a necessidade da construção de uma proposta necessária e justa de reformulação tributária no país.
Hugo René de Souza discorreu sobre os prejuízos ao serviço público, especialmente à população mais necessitada, e a retirada de direitos já conquistados pelos servidores com a proposta da reforma administrativa. Afirmou que a reforma não atinge só os novos servidores, mas impactará diretamente nos atuais e já aposentados. ‘’Esta é a pior reforma de governo que já foi apresentada ao Congresso Nacional. A partir do momento que não haverá mais concursos para recomposição do quadro de servidores não existirá mais a paridade. Nosso papel é mostrar a realidade à população e desconstruir a ideia apresentada enganosamente pelo governo que estas reformas serão benéficas para a sociedade, principalmente àqueles que mais precisam dos serviços públicos’’, apontou.

A diretoria do Afocefe reforçou que esta luta é de todos os servidores públicos e o Sindicato está integrado com entidades nacionais na defesa dos servidores e dos serviços essenciais prestados à população.
Sobre o projeto de fortalecimento da Secretaria da Fazenda, o presidente do Afocefe relatou as propostas discutidas pelo grupo técnico, formado por integrantes da administração e das entidades representativas das carreiras fazendária, e manifestou a contrariedade da categoria com os rumos das discussões. ‘’O trabalho dos Técnicos Tributários é essencial para que a Secretaria da Fazenda alcance bons resultados e possibilite ao Estado cumprir seu papel social de oferecer serviços de qualidade à população. Não podemos permitir que nossa carreira seja prejudicada. O que buscamos é perspectiva de futuro, valorização condizente com as nossas atribuições e reconhecimento da nossa importância para o Estado e sociedade. Também a alteração da nomenclatura da categoria para Analista Tributário da Receita Estadual. Não vamos aceitar tratamento diferenciado em relação a outras carreiras de servidores públicos estaduais. Queremos a construção conjunta de um projeto que contemple a todos os servidores da Casa para o fortalecimento da Secretaria da Fazenda como instituição’’, enfatiza Guilherme Campos.