Afocefe participa do Seminário Sul-Brasileiro de Previdência Pública - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe participa do Seminário Sul-Brasileiro de Previdência Pública

Autor 15 de maio de 2023 maio 19th, 2023 No Comments
Reconhecido como o mais importante fórum de debates previdenciários do sul do Brasil, o Seminário Sul-Brasileiro de Previdência Pública, em sua 21ª edição, foi realizado de 10 a 12 de maio, no Hotel Master, em Gramado.
Representaram o Afocefe nos debates, o diretor Financeiro e Administrativo adjunto do Sindicato e presidente do Conselho Fiscal do IPE Prev, Rodrigo de Castro Silveira, e o diretor da Febrafisco, Paulo Bitencourt.
Ao longo de duas décadas, o Seminário, promovido pela Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (AGIP), vem marcando seu espaço na vanguarda das decisões legais e operacionais dos Regimes Próprios de Previdência Social.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, participou da abertura do seminário, e afirmou que ‘’o governo federal busca o contínuo aprimoramento do regime próprio para ampliar a proteção de milhões de trabalhadores públicos, que, ao longo de toda a trajetória, serviram ao povo’’. “Conjuntamente, lutamos para resguardar o regime geral. São cerca de 38 milhões de cidadãos protegidos por um direito fundamental”, acrescentou o ministro.
O presidente da AGIP, Alderi Zanatta, disse que a realidade previdenciária do país está sendo transformada. “Precisamos avançar na qualificação dos servidores e na perenidade da previdência pública. São 283 municípios, de 21 estados, presentes para interagir com o Ministério, que está fornecendo um importante atendimento”, pontuou.
Para o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos, o sistema previdenciário tem um papel social indispensável. “Após o desmonte dos sistemas público e privado nos últimos anos, é um momento histórico para dialogar sobre previdência, pois ela ajuda a proteger o povo da miséria”, abordou.