Afocefe participa do lançamento do Projeto de Incentivo à Arte Urbana que trará a Porto Alegre muralistas de renome internacional - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe participa do lançamento do Projeto de Incentivo à Arte Urbana que trará a Porto Alegre muralistas de renome internacional

Autor 20 de outubro de 2021 novembro 3rd, 2021 No Comments

O presidente do Afocefe Sindicato, Guilherme Campos, participou no final da tarde desta terça-feira, 19, do lançamento do Projeto de Incentivo à Arte Urbana em Porto Alegre. A projeção da imagem, que será executada na lateral do edifício sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), foi revelada em solenidade que contou com a presença de apoiadores do projeto, autoridades políticas e artistas.

O Afocefe Sindicato é uma das entidades patrocinadoras para viabilizar a execução do projeto, que tem a proposta de estimular a arte através de murais em prédios da cidade. Os muralistas também vão compartilhar seu conhecimento com jovens artistas da arte urbana local, propondo reflexões e embelezando a capital gaúcha.

O ex-vereador de Porto Alegre, Marcelo Sgarbossa, diretor da Lappus, entidade idealizadora da iniciativa, ressalta que o projeto também pretende fortalecer a cidade de Porto Alegre no âmbito da arte urbana mundial, influenciando a comunidade para reflexões contemporâneas por meio da apreciação da arte urbana e promover o intercâmbio de experiências com jovens da periferia e artistas locais.

A pintura de 65 metros de altura por 15 metros de largura será feita por muralistas de renome internacional, a suíça Mona Caron e o paulista Mauro Neri. A previsão é que a obra inicie em novembro e esteja concluída até o final deste ano.

O desenho destaca uma planta nativa da Região Sul, a Justicia Gendarussa. Foi escolhida pelos artistas por simbolizar superação, resiliência e resistência, utilizada por religiões de matriz africana. Na pintura, a planta cresce entre os braços de uma figura feminina, que pode ser vista como uma balança, mas também um gesto de cuidado.