Afocefe no debate sobre Reforma Tributária na Assembleia Legislativa - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe no debate sobre Reforma Tributária na Assembleia Legislativa

Autor 17 de abril de 2023 abril 24th, 2023 No Comments
A diretoria do Afocefe Sindicato participou, no final da tarde de segunda-feira, 17, na Assembleia Legislativa, de reunião da Comissão Especial destinada a acompanhar e debater a Reforma Tributária.
Presidida pelo deputado Miguel Rossetto (PT), e realizada em formato híbrido, o secretário extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Bernard Appy, apresentou a proposta do governo federal e respondeu questionamentos dos deputados e representantes de entidades que acompanharam a reunião.
Bernard Appy defendeu a simplificação da cobrança de impostos. “O modelo de cobrança atual gera guerra fiscal e problemas de competitividade ao país. A vantagem do novo modelo é ser absolutamente transparente para o consumidor”. Explicou o que pretendem as duas propostas de reforma tributária em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado: as PECs 45 e 110, respectivamente. ‘’Hoje, no Brasil, há cinco impostos federais, estaduais e municipais sobre a produção de bens e serviços. A principal proposta das PECs é unificar todos eles em um imposto só, adotado na maior parte dos países do mundo. O Brasil é último país a manter o modelo que separa tributação de mercadoria e serviço’’, enfatizou.
O Afocefe esteve representado pelo presidente Alexandre Luzzi, pela diretora Jurídica e Legislativa, Claudia Meyer, pelo diretor de Assistência ao Filiado, Wagner Bomfim, e pelo diretor de Assuntos Sindicais adjunto, Volnei Picolotto.