Afocefe marca presença no primeiro debate para definir estratégia nacional de governo digital - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe marca presença no primeiro debate para definir estratégia nacional de governo digital

Autor 15 de agosto de 2023 agosto 16th, 2023 No Comments

Os diretores do Afocefe Sindicato, Wagner Bomfim e Volnei Piccolotto (adjunto), participaram nesta terça-feira, 15, da 1ª oficina regional da elaboração da estratégia nacional de governo digital, uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O encontro, realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, reuniu representantes dos governos dos estados e municípios da Região Sul, para elaborar um guia de recomendações estratégicas para que órgãos e entidades públicos simplifiquem o acesso dos cidadãos aos serviços digitais. Entre as autoridades, participaram do evento a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o governador Eduardo Leite, o secretário de Governo Digital do governo federal, Rogério Mascarenhas, e a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, além de parlamentares, entre eles o deputado estadual Miguel Rossetto.

A ministra Esther Dweck, enfatizou a importância de retomar o diálogo federativo e participação social na construção da iniciativa. “É uma ampla participação. Queremos construir juntos uma visão de futuro de governo digital no Brasil’. Abordou que o governo federal criou uma Secretaria Extraordinária para transformação do Estado, e pensar em uma Reforma Administrativa, não necessariamente a enviada pelo governo anterior. ‘’Acreditamos que é preciso fazer melhorias e modernizar o Estado, assim como repensar a relação com os servidores e as carreiras. Mas por projetos de lei e não por medida constitucional’’, apontou.

Na oportunidade, a ministra recebeu da diretoria do Afocefe a camisa da campanha institucional do Sindicato – Democracia forte se faz com Tributação justa, tema que norteará a agenda de futuros eventos da entidade. O diretor Wagner Bomfim, entregou, ainda, projeto de iniciativa popular realizado pelo Afocefe em conjunto com a Frente dos Servidores Públicos ao secretário de Governo Digital do governo federal, Rogério Mascarenhas.

Ao todo, serão realizados cinco debates regionais no País.