Afocefe e Febrafisco reforçam luta conjunta pela valorização das carreiras da administração tributária - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe e Febrafisco reforçam luta conjunta pela valorização das carreiras da administração tributária

Autor 4 de abril de 2022 maio 24th, 2022 No Comments
O Afocefe Sindicato recebeu nesta segunda-feira, 04, o novo presidente da Federação Brasileira de Sindicatos das Carreiras da Administração Tributária da União, Estados e Distrito Federal (Febrafisco), Marcos Sérgio da Silva Ferreira Neto e o secretário-geral, Unadir Gonçalves Júnior.
A nova diretoria da Febrafisco, eleita para o mandato que iniciou neste mês de abril e se estende até 2025, tem como membros representantes do Afocefe. Assumiram como diretores titulares Altair Rech Ramos e Paulo Bitencourt de Souza e suplente Alexandre Luzzi. O presidente Guilherme Campos integra o Conselho Fiscal da Federação, na função de Conselheiro Titular.
O novo presidente relatou a atuação da Febrafisco e o histórico de lutas e conquistas para as carreiras da administração tributária, destacando a transparência e o respeito que norteiam as ações da Federação. Ressaltou a importância da obtenção da Carta Sindical, que consolida a legitimidade e respeitabilidade no mundo político e na área tributária para representar seus sindicatos filiados.
O secretário geral da Febrafisco, Unadir Gonçalves Júnior, discorreu sobre estudo realizado pelo Sindireceita que faz uma análise das carreiras tributárias, mostrando a evolução destas em cada estado brasileiro.
O vice-presidente Altair Rech Ramos, relatou a atuação do Afocefe para o fortalecimento e valorização da carreira, destacando uma das pautas prioritárias que refere-se a alteração do nome para Analista Tributário da Receita Estadual. ‘’Esta é uma questão importante para a categoria, já que as carreiras de Estado estão passando por uma reestruturação. Buscamos uma adequação à nova realidade da carreira e de sua importância para o Estado’’, enfatizou. Outra questão discutida, que reforça a necessidade de reestruturação da carreira para torná-la mais atrativa e com perspectiva de futuro, trata-se do expressivo número de desistência dos Técnicos Tributários chamados do último concurso. Dos 240 TTREs nomeados, somente cerca de 50% ingressaram na carreira.
O diretor Alexandre Luzzi reiterou que a valorização das carreiras é pauta permanente tanto no âmbito estadual quanto no federal, sendo que a Febrafisco sempre teve um papel relevante nas discussões junto ao Congresso Nacional.
Por fim, os diretores do Afocefe agradeceram a visita dos dirigentes da Febrafisco e reforçaram a relação de parceria e unidade com a Federação. ‘’Estaremos cada vez mais engajados nas ações da Febrafisco, buscando maior abrangência de atuação na luta pela valorização e fortalecimento das carreiras da administração tributária’’, salientou o diretor jurídico do Afocefe, Paulo Bitencourt.