Afocefe discute projeto da Receita Estadual que prevê mudanças na fiscalização tributária - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
Notícias

Afocefe discute projeto da Receita Estadual que prevê mudanças na fiscalização tributária

Autor 21 de julho de 2020 novembro 24th, 2020 No Comments

Em reunião virtual, nesta quarta-feira, 15, o Afocefe Sindicato debateu com Técnicos Tributários que atuam no trânsito de mercadorias as diretrizes do Projeto Águia – conjunto de medidas propostas pela Receita Estadual que prevê modificações no processo de fiscalização tributária no Estado.

O projeto, que está em construção pela Receita Estadual e será apresentado na próxima semana aos dirigentes do Afocefe, pretende dar mais importância à atividade ostensiva no trânsito de mercadorias, com modernização dos processos e aquisição de equipamentos e veículos para maior eficiência na fiscalização, buscando melhores resultados à arrecadação estadual.

Na reunião, foi debatido como os Técnicos Tributários irão se integrar neste processo de transição, já que têm a expertise da atividade de fiscalização, especialmente a ostensiva. ”É importante ouvir os colegas antes de apresentarmos à administração nossas considerações e sugestões sobre este novo sistema que terá impacto direto no futuro da categoria. Esperamos contribuir e participar ativamente deste processo de construção de um novo trânsito, já que tanto defendemos a necessidade de aperfeiçoar o modelo”, apontou o presidente do Afocefe, Guilherme Campos.

O vice-presidente do Afocefe, Altair Rech Ramos, destacou a importância de ampliar o diálogo com quem está na linha de frente, exercendo rotineiramente as atividade de fiscalização. ”O projeto tem uma boa base, mas é necessário maior discussão com os Técnicos Tributários que serão os operacionalizadores e colocarão em prática as novas propostas”, apontou.

Os dirigentes reforçaram a necessidade imediata das nomeações, para que a operacionalidade do novo sistema de fiscalização já inicie com reforço nos quadros de Técnicos Tributários. ”Quanto mais cedo os novos Técnicos estiverem envolvidos e integrados ao processo, maior é a chance de sucesso”, afirmou o diretor Alexandre Luzzi.