AFOCEFE, um sindicato que luta pelo Rio Grande. Técnicos Tributários na linha de frente do combate à sonegação

AFOCEFE Sindicato, entidade representativa dos Técnicos Tributários da Receita Estadual, tem marcado sua trajetória na luta pelos direitos da categoria. Independente dos partidos que ocupam o poder, o Sindicato sempre manteve a disposição de dialogar, discutir, mas prioritariamente, representar os seus filiados nas questões envolvendo o Governo do Estado. Além disso, o AFOCEFE sempre buscou participar ativamente da vida de seus filiados, através de convênios com estabelecimentos comerciais, promoção de festas e eventos de integração, e auxílio em diversas outras áreas. Aqueles que acompanham a história do Sindicato sabem que podem contar com o AFOCEFE para o que for necessário, nas diversas esferas de sua vida.

Motivação

O AFOCEFE Sindicato, entidade representativa dos Técnicos Tributários da Receita Estadual, tem marcado sua trajetória na luta pelos direitos e valorização da categoria, além de participar ativamente nas questões de interesse da sociedade do Estado.

O Sindicato mantém sempre a disposição de dialogar, debater, apresentar propostas mas, prioritariamente, representar os seus filiados nas questões envolvendo o governo do Estado, independente dos partidos que ocupam o poder.

Com mais de 1400 filiados, o AFOCEFE prima pela unidade e proximidade com a sua categoria, mantendo-se envolvido com servidores ativos e aposentados que têm no Sindicato um canal aberto às suas demandas.

O AFOCEFE mantém-se atuante nas questões sociais e políticas, sempre atento, participativo e propositivo nos debates junto à administração estadual e Assembleia Legislativa. Em muitas lutas, age integrado e em conjunto com as demais entidades de servidores públicos, contando com a mobilização e participação ativa de seus filiados. A unidade é o que nos faz fortes.

A maior missão de nossa categoria é contribuir para o equilíbrio das finanças públicas, buscando a eficiência na arrecadação e no combate à sonegação fiscal para que o Estado possa cumprir com seu papel de assegurar qualidade de vida e bem-estar aos mais de 11 milhões de gaúchos.

Histórico

Timeline

1963
1963

1963

Em 20 de setembro de 1963, um grupo de funcionários da Secretaria da Fazenda fundou sua associação de classe, denominada de Associação dos Órgãos Centrais da Fazenda Estadual (AFOCEFE). O objetivo era ser um instrumento da organização das lutas em defesa do conjunto de servidores;

1988
1988

1988

Face o direito à sindicalização para os servidores públicos criado pela Constituição de 1988, a categoria funda o SINTAF – Sindicato dos Técnicos Fazendários. Desde então, a entidade e categoria cresceram juntos com uma trajetória marcada não só pela defesa dos direitos dos seus representados, mas sendo reconhecido pelo pioneirismo em debater questões de Estado, apresentando alternativas para seu desenvolvimento;

1990
1990

1990

Após a realização do primeiro concurso para a carreira unificada, em 1990, houve também a fusão entre o AFOCEFE e o SINTAF, com a primeira eleição em 1992.

1996
1996

1996

Em 1996, a SEFAZ passou por uma grande reestruturação, que culminou com a Lei 10.933, publicada em janeiro de 1997. A nova Lei definiu as carreiras fazendárias, garantiu a política salarial isonômica, modificou o nome para Técnico do Tesouro do Estado e corrigiu a incidência da GAF.

1997
1997

1997

Em 1997, o AFOCEFE SINDICATO realizou a primeira edição do Sefaz Debate, tradicional evento da entidade que já está em sua 17ª edição. O evento se expandiu, foi ampliado para além da categoria e se tornou reconhecido por reunir renomados especialistas e autoridades de todo País para discutir temas relevantes ao desenvolvimento do Estado, debater formas de aprimorar a fiscalização tributária, entre outras questões.

2000
2000

2000

A incorporação da GAF em 2000 corrigiu distorções salariais históricas, através da implementação do REDUTOR, unificando definitivamente a carreira de Técnico do Tesouro do Estado.

2009
2009

2009

Em 2009, a Assembleia Legislativa aprovou a exigência do Nível Superior para o ingresso na carreira de Técnico do Tesouro, por meio da Lei 13.314, levando em conta a complexidade e importância das atribuições.

2014
2014

2014

Em 2014 foi realizado o primeiro concurso com a exigência de Nível Superior. Neste mesmo ano, a legislação foi alterada e novas atribuições consolidaram a categoria como Carreira de Estado. A denominação de Técnico do Tesouro foi alterada para Técnico Tributário da Receita Estadual e foi implementada a Penosidade para os Postos Fiscais.

2015
2015

2015

Em 2015, o AFOCEFE lança o Sonegômetro ICMS RS para alertar sobre a importância do combate à sonegação, promover a conscientização tributária e a educação fiscal. A ferramenta, que faz uma estimativa de quanto o Estado deixa de arrecadar com a sonegação de ICMS, foi desenvolvida tendo como base estudos elaborados pelo Sinprofaz – Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional.

2016
2016

2016

O debate sobre a importância do combate à sonegação, iniciado pelo AFOCEFE, ganhou força e o apoio da sociedade. A iniciativa teve grande repercussão na imprensa, nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e demais entidades de classe, tornando o AFOCEFE referência nas discussões para o RS superar a crise financeira.

2016

2017

Mais do que fiscalizar, o AFOCEFE busca a plenitude de uma Secretaria da Fazenda transparente e parceira da população e daqueles que efetivamente promovem o desenvolvimento no Estado. O trabalho do Técnico Tributário reflete diretamente na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, com acesso aos serviços públicos essenciais a todos os que mais precisam.

Diretoria

Alexandre Luzzi Rodrigues

Presidente

Gilberto da Silva

Vice-Presidente

Cláudia Meyer

Diretora Jurídico e Legislativo

Adriano Vieira

Diretor Financeiro e Administrativo

Tânia Coelho de Souza

Diretora de Assuntos Sindicais

Wagner de Oliveira Bomfim

Diretor de Assistência ao Filiado

Juliana Zucheto de Lima

Diretora Jurídico e Legislativo (SUPLENTE)

Rodrigo de Castro Silveira

Diretor Financeiro e Administrativo (SUPLENTE)

Volnei Picolotto

Diretor de Assuntos Sindicais (SUPLENTE)

Mariusa Santos Fernandes

Diretora de Assistência ao Filiado (SUPLENTE)

Conselhos Fiscal e Deliberativo

Conselho fiscal

Márcia Maia

Oscar Luiz Cardoso

João F. da Silva

Suplentes

Andréa Silva da Cunha

Otávio Reischak de Oliveira

Antonello Luis Di Chiara

Conselho deliberativo

Adelar Vendruscolo

Presidente

Adriana Bulling Magro

Vice-Presidente

Nair Teresinha Quadros

1º Secretária

Márcio Mendonça da Silva

2º Secretário

Márcia Andréia Maia

3º Secretário

Estatuto

Conheça o estatuto do AFOCEFE Sindicato.

acesse aqui (pdf)

Sedes

Administrativa

Localizada na Rua dos Andradas, 1234, no 21º andar, do Edifício Santa Cruz, a poucos metros da Sede da Secretaria da Fazenda, no Centro Histórico de Porto Alegre. Em suas instalações, além das salas de atendimento dos diretores e funcionários, dispõe de um auditório , sala de reuniões, salas para uso dos filiados, setores exclusivos para os colegas aposentados, uma área de convívio, em ambiente confortável, TV, cafés e água. Aberto durante a semana, nos dias úteis, das 8:30 às 18:00.

Campestre

Localizada na Av. Guaíba, 11978, na Beira do Guaíba, em Ipanema, conta com ampla área ao ar livre disponível para os filiados, com Salão de Festas, Espaço Gourmet, Galpão Crioulo, Quiosques com churrasqueiras, gramado para a prática de futebol sete. É um local para integração dos filiados e de descanso próximo à natureza. O funcionamento é de terça à domingo nos três turnos, e a ocupação dos espaços é mediante reserva prévia.