Técnicos Tributários tomam posse na Sefaz - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Técnicos Tributários tomam posse na Sefaz

Autor 23 de dezembro de 2021 janeiro 18th, 2022 No Comments
Para complementar as nomeações, um novo grupo de Técnicos Tributários tomou posse em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 23, de forma virtual.

O secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, deu boas- vindas aos 22 TTREs empossados que se juntam à Secretaria. ‘’Desejo que todos vocês iniciem esta jornada com muita energia. Que seja longa e proveitosa. Vocês estão se juntando a uma Secretaria com uma longa história. Uma das instituições basilares da República brasileira e reconhecida pela sua excelência, dedicação e capacidade de inovação. Esta história de quase 132 anos não nos pesa, ao contrário, nos alimenta. Usamos a força da tradição da Casa para nos renovar e estabelecer novos paradigmas para liderar mudanças olhando para o futuro de uma maneira construtiva e dinâmica’’, afirmou.

O secretário ressaltou o processo de ajuste e transformação que a administração estadual tem procurado realizar, salientando que dentro deste cenário, a Secretaria da Fazenda e todas as suas unidades têm tido papel de destaque, indo além do convencional, avançando em projetos inovadores e desafiadores. ‘’A renovação de quadros é fundamental para a Casa e à sociedade. Espero que este trabalho traga bons frutos. Que vocês encontrem uma trajetória enriquecedora profissional e emocional. Estamos à disposição para construirmos juntos uma história melhor para todos’’, concluiu.

A Técnica Tributária Taia Marinho Pimenta fez o juramento em nome dos empossados.

O presidente do Afocefe, Guilherme Campos, acompanhou a solenidade, que contou com as presenças do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, do subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, do Contador e Auditor-Geral do Estado, Rogério Meira e demais integrantes da equipe diretiva da Sefaz, representantes de entidades e servidores da Fazenda.

O Afocefe considera um avanço estas nomeações depois de tanto empenho do Sindicato para realização do concurso e chamamento dos novos TTREs. No entanto, defende a necessidade de reestruturação da carreira para torná-la mais atrativa, devido ao número expressivo de desistência de Técnicos Tributários, o que também pode ser justificado pela demora das nomeações. Dos Técnicos Tributários chamados desde o início do ano, cerca de 50% não tomaram posse.
O Sindicato espera que estes novos Técnicos Tributários sejam destinados ao trânsito de mercadorias para reforçar o quadro nos postos fiscais e turmas volantes. O combate à sonegação, essencial para o Estado ter recursos para seu funcionamento e atender a população com serviços básicos, ainda mais neste momento de pandemia, inicia pala fiscalização ostensiva. ‘’Precisamos de um aporte de Técnicos Tributários para suprir essa carência na atividade de fiscalização, que está com capacidade de trabalho esgotada devido à falta de pessoal ’’, reforça Guilherme Campos.