Técnico Tributário da Receita Estadual será palestrante em evento pioneiro no país sobre inovação digital na educação fiscal - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Técnico Tributário da Receita Estadual será palestrante em evento pioneiro no país sobre inovação digital na educação fiscal

Autor 11 de maio de 2021 maio 25th, 2021 No Comments

A Escola Fazendária do Paraná (Efaz) promove uma iniciativa inédita no país para debater a revolução digital no âmbito da educação fiscal. O primeiro “Encontro de Inovação Digital: Caminhos para a Educação Fiscal”, está com inscrições abertas e será realizado nos dias 20 e 21 de maio em plataformas online.

O Técnico Tributário da Receita Estadual, Wagner de Oliveira Bomfim Júnior, lotado no Posto Fiscal de Estreito, em Marcelino Ramos, será um dos palestrantes e abordará o tema “Por uma nova educação fiscal política’’.

Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas com especialização em Direito Internacional, Wagner de Oliveira participará do evento na manhã do dia 21 de maio, em painel que iniciará às 9h50min. ‘’Diante das possibilidades de reformas tributárias que dificilmente vão atender à população ou as necessidades orçamentárias de um Estado que deve cumprir obrigações de garantia de direitos fundamentais, e se mostra orçamentariamente fragilizado, é de suma importância buscar conscientizar os contribuintes da real importância dos tributos’’, destaca Wagner.

Aberto a toda a comunidade e transmitido pelo Youtube, as inscrições poderão ser feitas pelo site www.inovacaodigital.pr.gov.br, para receber certificação de participação. Além das palestras, haverá uma mostra de iniciativas digitais de instituições de diversos estados. Serão abordados temas atuais como o uso de games na educação fiscal, Design Thinking, atendimento virtual, além de discutir a educação fiscal em tempos de pandemia.
“Num país como o Brasil, onde o sistema tributário é complexo e há um emaranhado de normas, disseminar a educação fiscal é essencial. A população em geral tem sérias dificuldades para compreender o que paga de tributos e onde são aplicados os recursos”, aponta o secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior.

Para o diretor da Escola Fazendária do Paraná, Mário Brito, a proposta do evento é fomentar a colaboração entre os estados, estimular a troca de experiências, compartilhando projetos aplicados em diversas partes do país em benefício da sociedade.
O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e tem como objetivo disseminar estratégias digitais utilizadas pelas instituições que promovem a Educação Fiscal no Brasil.