19/03/2019 - Sindicatos de servidores públicos são recebidos pelo Secretário da Fazenda

 

O Afocefe Sindicato e demais entidades que integram o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais reuniu-se, na sexta-feira, 15, com o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Santos Cardoso e o com o subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Queiroz Jatene.

A principal reivindicação dos dirigentes das entidades do Poder Executivo foi o repasse em dia da contribuição sindical, já que o atraso no repasse da verba nos últimos meses chega a 30 dias. O presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte, juntamente com os demais representantes do funcionalismo gaúcho, argumentou que a falta de uma data definida para o repasse gera dificuldades no funcionamento dos sindicatos. Solicitaram uma previsão dos pagamentos e que não ultrapasse a quitação da folha do mês subsequente.

Também foi tratado da necessidade de separar o pagamento dos consignados das mensalidades repassadas aos sindicatos. ‘’Quando o governo trata o repasse do sindicato no mesmo escopo das contribuições dificulta o andamento das ações sindicais. O governo não pode começar a pagar outra folhas sem ter feito o repasse aos sindicatos”, reforçou De Martini. A presidente do Cpers Sindicato, Helenir Aguiar Schürer reforçou a necessidade de ter uma diferenciação do que é pagamento do sindicato e o que é consignação de banco.

O secretário da Fazenda afirmou que quando o governo normalizar o fluxo de caixa, passará o repasse na data estipulada, mas ainda não há esta possibilidade. “No momento assumimos um compromisso de anunciar a data do repasse junto à folha’’, disse o secretário. Mas garantiu que o repasse sindical será sempre quitado antes do fechamento da folha do mês.

Veja Também

M

Maria Elizabeth Pereira toma posse no Conselho Superior da AGERGS
14/08/2019

A

Assembleia Geral reforça unidade e êxito do Afocefe em debater caminho de desenvolvimento para o RS
14/08/2019

N

Nova diretoria do Afocefe é apresentada em Assembleia Geral
14/08/2019