11/03/2019 - 8 de março: o que representa o dia de hoje na história?

O dia 8 de março é um dia de conscientização, enfrentamento, lutas e reivindicações por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos das mulheres, que tiveram início na segunda metade do século XIX.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século 20. E se hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista. Foram as mulheres das fábricas nos Estados Unidos e da Rússia que começaram uma campanha dentro do movimento socialista para reivindicar seus direitos - as condições de trabalho delas eram ainda piores do que as dos homens à época, com jornada que chegava a 16 horas de trabalho, incluindo os domingos.

Mesmo com todos os avanços, o preconceito e a desvalorização da mulher ainda são recorrentes. Esta data não é apenas de comemoração das conquistas, mas sim tem o objetivo de promover uma reflexão do papel da mulher na sociedade. Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com a violência, que ocorre de várias maneiras: física, psicológica e trabalhista. Infelizmente, as mulheres ainda sofrem violência masculina, salários baixos, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Mais do que saudar e homenagear as mulheres, certamente o 8 de Março é um dia de luta, dia para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem enfrentados. O Afocefe Sindicato está inserido nesta luta e defende uma sociedade de direitos e oportunidades iguais para todos.

Parabéns a todas as Técnicas Tributárias da Receita Estadual, categoria representada pelo nosso Sindicato, e a todas mulheres que lutam incansavelmente por um tratamento digno, justo e igualitário.

Veja Também

A

Afocefe reúne Conselho Deliberativo na quarta-feira
16/01/2020

I

Investimento em fiscalização tributária é indispensável para Estado aumentar receita
19/12/2019

A

Assembleia Legislativa aprova projeto que altera regime de previdência
19/12/2019