17/01/2019 - Afocefe recebe deputado estadual eleito Sebastião Melo

 

A direção do Afocefe Sindicato recebeu nesta quinta-feira, 10, o ex vice- prefeito de Porto Alegre e deputado estadual eleito, Sebastião Melo (MDB). ‘’Nós que lutamos tanto pela democracia, vemos tua eleição como um diferencial no Parlamento gaúcho’’, disse o presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte.

Para aprofundar a discussão sobre o cenário financeiro do Estado e buscar subsídios para o seu mandato, Melo recebeu dos dirigentes do Sindicato estudos técnicos sobre as finanças estaduais e propostas da entidade para a superação da crise. ‘’A crise tem saída e está na Secretaria da Fazenda. Os equívocos no modelo de gestão refletem na penúria financeira vivido hoje pelo Estado’’, disse De Martini.

Os dirigentes abordaram os entraves enfrentados pela categoria e a falta de autonomia para a realização plena do seu trabalho. ‘’Com o advento da Nota Fiscal Eletrônica, foi desativada a estrutura de fiscalização, o que foi um equívoco. O fechamento de dez postos fiscais contribuiu para que mercadorias que entram no Estado não sejam devidamente fiscalizadas. Mesmo assim, os Técnicos Tributários identificam recorrentes casos de irregularidades, como produtos transportados sem documento fiscal e cargas que não condizem com o registrado na Nota Fiscal Eletrônica’’, relatou o diretor Altair Rech Ramos.

A dívida ativa das empresas com o Estado, que soma R$ 40 bilhões, e a falta de transparência nos incentivos fiscais também foram discutidos. Melo se inteirou do PLC 215/2018, que trata da alteração do nome da categoria para Analista Tributário. ‘’Afirmamos com convicção que é possível aumentar a arrecadação diminuindo a carga tributária. Para isso, o Estado deve fazer o que lhe cabe: fiscalizar devidamente seus tributos. O combate a sonegação é o caminho a ser percorrido, pois, como todos sabemos, a Crise é de Receita’’, reforçou De Martini.

Melo ressaltou o carinho especial pela a categoria dos Técnicos Tributários e reforçou a parceria de trabalho com o Afocefe. ‘’Com a contribuição de vocês, estou certo que farei um bom mandato, com ações que propiciem o desenvolvimento social e financeiro do Rio Grande do Sul’’, apontou.

Veja Também

M

Maria Elizabeth Pereira toma posse no Conselho Superior da AGERGS
14/08/2019

A

Assembleia Geral reforça unidade e êxito do Afocefe em debater caminho de desenvolvimento para o RS
14/08/2019

N

Nova diretoria do Afocefe é apresentada em Assembleia Geral
14/08/2019