FSP/RS solicita à ministra da Saúde apoio contra a proposta de reestruturação do IPE Saúde - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

FSP/RS solicita à ministra da Saúde apoio contra a proposta de reestruturação do IPE Saúde

Autor 5 de maio de 2023 maio 19th, 2023 No Comments
O presidente do Afocefe Sindicato, Alexandre Luzzi e os dirigentes das demais entidades que integram a Frente dos Servidores Públicos (FSP/RS) aproveitaram a vinda da ministra da Saúde Nísia Trindade ao Estado e manifestaram preocupação em relação às alterações propostas no projeto de reestruturação do IPE Saúde e os impactos gerados ao SUS.
A ministra participou na manhã desta sexta-feira, 05, da programação do 1º Fórum Social das Periferias de Porto Alegre, na sede da Associação de Moradores e Amigos da Vila Tronco, Neves e Arredores (Amavtron), no bairro Santa Tereza. Os representantes das entidades estiveram no local e relataram a situação do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS, que atende cerca de um milhão de pessoas e vem sofrendo um desmonte nos últimos anos, acumulando déficit de R$ 440 milhões, sendo R$ 36 milhões mensais, de acordo com dados do governo estadual.
Foi entregue ofício conjunto à ministra sobre a situação financeira do IPE e as principais alterações apresentadas pelo governo do Estado, ressaltando que a crise do Sistema de Assistência à Saúde tem estreita relação com a defasagem salarial do funcionalismo. A ministra recebeu, ainda, documento contendo análise técnica da proposta e dos prejuízos para os servidores, sobretudo os de idade avançada, com dependentes e menores salários. Os dirigentes das entidades alertaram, ainda, sobre a possibilidade de um colapso na saúde do Estado com a migração de milhares de usuários do IPE Saúde para o SUS.
Foi solicitado à ministra, que oficie o governo do RS para que disponibilize informações técnicas e cálculos atuariais que embasem a proposta, o quantitativo de servidores e seus dependentes que serão atingidos e os impactos sobre o Sistema Único de Saúde. Também para que a ministra reforce o pedido das entidades junto ao governo em considerar os impactos para o SUS e a saúde de milhares de gaúchos e não encaminhe nenhum projeto ao Legislativo em regime de urgência sem negociação prévia com os representantes do funcionalismo.