Entidades reúnem-se com governador para reivindicar valorização dos servidores - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Entidades reúnem-se com governador para reivindicar valorização dos servidores

Autor 20 de abril de 2022 maio 24th, 2022 No Comments
Na manhã desta quarta-feira, 20, o Afocefe Sindicato, representado pelo diretor Alexandre Luzzi, e dirigentes de demais entidades que integram a Frente dos Servidores Públicos (FSP/RS) reuniram-se com o governador Ranolfo Vieira Júnior, no Centro Administrativo do Estado, para tratar do reajuste salarial dos servidores públicos.
O governador detalhou o projeto que o Executivo encaminhou à Assembleia Legislativa propondo 6% de reajuste. As entidades reivindicam índice de 10,06% de reposição para todos os servidores estaduais.
O diretor Alexandre Luzzi reforçou que há espaço fiscal para um reajuste maior do que o proposto pelo governo, e que o limite imposto pelo teto de gastos está contemplado na proposta dos servidores.
Os representantes das entidades ressaltaram que a valorização dos servidores, que reflete diretamente no serviço público prestado à população, é pauta unitária e prioritária de todas as categorias. Relataram as perdas do funcionalismo, agravadas pelas reformas de governo e pela falta de reposição salarial há mais de sete anos para a maioria das categorias.
Foi entregue ao governador estudo do Dieese que destaca que de acordo com o INPC/IBGE, a inflação acumulada entre novembro de 2014 e março de 2022, chega a 58,96%. A análise demonstra que os servidores do Estado, da ativa e aposentados, já perderam mais da metade do seu poder aquisitivo neste período.
O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, alega que a legislação eleitoral impede uma proposta maior de reajuste. ‘’Pela legislação eleitoral, a revisão geral de salários é permitida, mas fica limitada à inflação projetada para o ano’’, afirmou.
Em relação ao IPE Saúde, as categorias reforçaram a importância do governo priorizar e fortalecer o serviço de atendimento à saúde dos servidores públicos, seus dependentes e pensionistas. Na terça-feira, 26, haverá um ato unificado em defesa do IPE Saúde. A mobilização inicia às 9h, em frente à sede do IPE.
O governador disse que as reivindicações são legítimas e ressaltou que manterá o diálogo e a transparência.
A reunião contou ainda com a presença do chefe da Casa Civil, Artur Lemos, do secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, do subsecretário do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes.