Conselho Deliberativo se reúne de forma híbrida para discutir pautas da categoria e processo eleitoral do Afocefe - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Conselho Deliberativo se reúne de forma híbrida para discutir pautas da categoria e processo eleitoral do Afocefe

Autor 15 de agosto de 2022 No Comments
O Conselho Deliberativo do Afocefe se reuniu na sexta-feira, 12, de forma híbrida. Dentre as definições referentes ao processo eleitoral foi debatido e aprovado o percentual de recursos do fundo sindical que será destinado às chapas que concorrem à Diretoria Executiva e ao Conselho Fiscal do Afocefe.
O presidente Guilherme Campos fez um relato da atuação do Afocefe para o encaminhamento das pautas da categoria e das últimas reuniões do Sindicato com a equipe diretiva da Secretaria da Fazenda. Ressaltou que o Sindicato estará atento a movimentações na Sefaz, especialmente devido a troca do secretário no final de governo. ‘’Colocamos nossas preocupações ao secretário Marco Aurelio, aos subsecretários e levamos diretamente ao governador Ranolfo Vieira Júnior. Esperamos que nossos pleitos não sejam barrados por questões corporativas, como o projeto de alteração do nome para Analista Tributário da Receita Estadual ,que tem apoio da Assembleia Legislativa e há muito já poderia ter sido encaminhado pelo governo’’, afirmou o presidente. Reforçou que espera que a Sefaz dispense tratamento igualitários às carreiras e garantiu que o Sindicato acompanhará de perto as movimentações no Parlamento neste final de governo.
Questões relacionadas a política salarial, a arrecadação estadual, super meta e PPE foram tratadas, além da importância da retomada das discussões sobre a reestruturação da Sefaz.
O vice-presidente Altair Rech Ramos e o diretor jurídico Paulo Bitencourt, relataram a reunião realizada na quinta-feira, 11, com o assessor jurídico Gabriel Pauli Fadel referente ao andamento das ações de conversão do tempo especial em tempo comum para a aposentadoria. Destacaram que que estão buscando medidas para o melhor andamento dos processos, já que estão engavetados na Sefaz. Também esclareceram questionamentos dos colegas em relação as alterações na vida funcional devido a Reforma da Previdência.
Os dirigentes discorreram ainda sobre os desafios da gestão em decorrência da pandemia e redução significativa de diretores, mas que não impediu a mobilização em defesa dos servidores e do serviço público e conquistas e avanços para a categoria.
No final da reunião, os candidatos à presidente fizeram uma breve manifestação. Alexandre Luzzi, que concorre pela chapa 1 – ‘’Experiência e Renovação’’, destacou que mesmo com eleição para definir a próxima gestão do Sindicato não significa que não haja união da categoria. ‘’Estamos todos do mesmo lado’’, frisou.
‘’Mesmo com todas as dificuldades, fizemos um bom trabalho nesta gestão. Encaro este desafio como uma missão. Sinto orgulho em colocar novamente meu nome à disposição para assumir a presidência do Afocefe. Todos que estão aqui colocaram suas vidas à serviço da categoria., afirmou. Falou ainda da importância da renovação e formação de novas lideranças sindicais. ‘’A nossa chapa é um salto de qualidade para renovar nossas lideranças. Precisamos passar o bastão’’, enfatizou.
Carlos De Martini Duarte, que concorre pela chapa 2 – ‘’Sindicato para Todos’’, fez um relato de sua atuação na Sefaz, destacando que ingressou na Secretaria como estagiário e trabalhou em praticamente todos os setores da Fazenda por 41 anos, até a sua aposentadoria. Lembrou que quando deixou a presidência do Afocefe, em sua terceira gestão, retornou para o posto fiscal do Barracão e percorria 1600 quilômetros por semana. ‘’Mesmo com convites para trabalhar na administração estadual, recusei. Para mim, presidente de Sindicato não incorpora FG. Quem trabalha com amor, trabalha feliz. E com esta mesma energia volto a me submeter à apreciação dos colegas para assumir a presidência do nosso Sindicato. Se nas três gestões anteriores como presidente trabalhei com muita garra e disposição, estou convicto que esta próxima será ainda muito melhor. Vocês não têm ideia de como me sinto motivado e preparado”, garantiu. Salientou que o Brasil vive um momento terrível, de polarização e ódio generalizado. ”Não podemos cair nesta armadilha. Vou trabalhar para todos e valorizar muito as mulheres. Vamos trazer as Técnicas Tributárias para o Sindicato e estimular a participação nas ações e decisões sindicais’’, afirmou.