Conselho Deliberativo discute pautas prioritárias da categoria e institui Comissão Eleitoral do Afocefe - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Conselho Deliberativo discute pautas prioritárias da categoria e institui Comissão Eleitoral do Afocefe

Autor 27 de maio de 2022 junho 14th, 2022 No Comments
O Conselho Deliberativo do Afocefe reuniu-se nesta sexta-feira, 27, quanto teve início o processo das eleições sindicais com a eleição e posse dos integrantes da Comissão Eleitoral, instituída para coordenar a escolha da nova gestão da entidade no período 2022/2025. Os Delegados Sindicais que não conseguiram participar da reunião na sede do Sindicato, tiveram a oportunidade de acompanhar de forma virtual.

Farão parte da Comissão, os Técnicos Tributários Leandro de Souza Santos (Torres), Elemar Joselito Corbellini (Lajeado), Gilmar Paulo Gysi (Erechim) Deoclides Antonio Santin (Estreito), Elizene Oliveira Haizenreder (Torres) e Adriana Bulling Magro (Vacaria).

O presidente do Afocefe, Guilherme Campos, abriu a reunião destacando a importância da união da categoria para o enfrentamento dos ataques aos servidores e ao serviço público. Ressaltou o caráter democrático e pluralista da entidade, que sempre marcou sua trajetória. ‘’Buscamos a construção de uma unidade, superando possíveis divergências internas ou ideológicas em benefício da categoria’’, ressaltou.

Questões relacionadas ao IPE Saúde e a importância da mobilização conjunta dos servidores públicos para fortalecer e qualificar o atendimento do serviço de saúde foram tratadas. O presidente do Conselho Fiscal do IPE PREV, Rodrigo de Castro Silveira, fez um panorama da situação financeira do IPE, destacando que o Instituto tem um passivo com as instituições de saúde de cerca de R$ 2 milhões. O diretor Alexandre Luzzi reforçou a importância da unidade das categorias em defesa do serviço público. ‘’Precisamos aprofundar esta discussão e ampliar o debate com a sociedade para fortalecer a luta contra a privatização dos serviços públicos, pela permanência do IPE público e pela qualidade dos serviços de saúde prestados à população’’, ressaltou.

Em relação a pautas específicas da categoria, entre elas a alteração da denominação da carreira para Analista Tributário da Receita Estadual, a diretoria relatou as articulações do Sindicato para que a matéria volte a tramitar no Parlamento. ‘’Seguiremos na luta por esta questão importante para a categoria, já que as carreiras de Estado estão passando por uma reestruturação, assim como pelo atendimento aos demais pleitos. O trabalho da entidade é contínuo, não se encerra a cada gestão’’, frisou Guilherme Campos. O vice-presidente, Altair Rech Ramos destacou que mesmo com toda luta, houve um retrocesso nas carreiras devido as reformas de governo. ‘’Precisamos avançar enquanto carreira, com readequação do nome e valorização condizente com nossa importância para o Estado e sociedade’’, afirmou.

Outras questões prioritárias da categoria, entre elas a extensão da penosidade para as Turmas Volantes, a reestruturação da Sefaz para que barreiras corporativas e a falta de equidade no tratamento entre as carreiras fazendárias possam ser superadas, também foram discutidas. Em relação a nomeação de TTREs, melhorias nas condições de trabalho e nas estruturas dos postos fiscais e aporte de Técnicos Tributários no trânsito de mercadorias para viabilizar a continuidade da atividade de fiscalização, a direção do Afocefe relatou a atuação do Sindicato para o atendimento a estes pleitos pela administração. Foi reforçado a importância do engajamento e participação da categoria nas ações do Sindicato, discutido a campanha de filiação e a PEC 63/2013 referente aos quinquênios, que está em tramitação no Congresso Nacional.
Na oportunidade, foram discutidas questões relacionadas ao teletrabalho e criado um grupo de TTREs que desempenham suas atribuições de forma virtual, para qualificar e aprimorar a prestação de serviço por esta modalidade.