Afocefe reúne-se com Técnicos Tributários de Lajeado e Santa Cruz do Sul - AFOCEFE Sindicato
NotíciasNotícias slide

Afocefe reúne-se com Técnicos Tributários de Lajeado e Santa Cruz do Sul

Autor 3 de junho de 2022 junho 14th, 2022 No Comments
Dando continuidade à agenda de reuniões com a categoria, o Afocefe, representado pelo vice-presidente Altair Rech Ramos e pelos diretores Alexandre Luzzi e Paulo Bitencourt, esteve nesta quinta-feira, 02, com Técnicos Tributários de Lajeado e Santa Cruz do Sul.

Mais de 20 TTREs da Delegacia Fazendária e da Turma Volante de Lajeado estiveram presentes na reunião, em que foram relatadas as ações do Sindicato para encaminhamento dos pleitos da categoria. Os diretores abordaram as perspectivas futuras, ouviram sugestões e responderam questionamentos dos colegas. No final da tarde, o Afocefe reuniu-se com Técnicos Tributários da Delegacia Fazendária e da Turma Volante de Santa Cruz. Participaram do encontro, 18 TTREs, entre ativos e aposentados.

O vice-presidente, Altair Rech Ramos, ressaltou a satisfação em poder retomar os encontros presenciais com os colegas, estreitar a relação, ouvir ponderações e encaminhar questões vindas diretamente de quem está na linha de frente na fiscalização e no atendimento ao contribuinte. ‘’Na pandemia, as visitas limitaram-se aos postos fiscais pela necessidade de apoiar e dar suporte aos TTREs que permaneceram exercendo a atividade de fiscalização de forma presencial. Parabenizamos os colegas, que mesmo sobrecarregados e com equipes reduzidas pela falta de pessoal, não mediram esforços para dar continuidade à atividade essencial de fiscalização, que garante recursos ao Estado e a manutenção de serviços prestados à população’’, afirmou.
Pautas prioritárias, entre elas a alteração do nome para Analista Tributário da Receita Estadual, foram tratadas. ‘’Esta é uma questão importante, já que as carreiras de estado estão passando por uma reestruturação e, também, para uma adequação à nova realidade da categoria’’, afirmou o vice-presidente. Os diretores destacaram o trabalho do Sindicato junto ao núcleo do governo, Casa Civil e deputados de diversas bancadas para que a alteração do nome volte a tramitar no Parlamento.

O trabalho permanente do Afocefe pelas nomeações para recompor o quadro de TTREs em todas as áreas estratégicas da Secretaria da Fazenda, entre elas no trânsito de mercadorias, já que o número de Técnicos Tributários destinados aos postos fiscais e turmas volantes foi insuficiente, foi relatado pelos diretores, assim como a necessidade de reestruturação da carreira para torná-la mais atrativa e com perspectiva de futuro. Abordaram esta necessidade também pelo número expressivo de desistência dos chamados do último concurso.
O diretor Alexandre Luzzi reforçou a importância da participação e engajamento dos TTREs nas ações do Sindicato. ‘’Buscamos manter a unidade e maior participação dos colegas para construirmos juntos uma carreira cada vez mais fortalecida e valorizada’’, abordou. Relatou a atuação do Afocefe junto ao governo e Assembleia Legislativa, que se somou a demais categorias do funcionalismo para defender direitos e qualificar o serviço prestado à população.
O diretor jurídico, Paulo Bitencourt, relatou as ações em andamento, entre elas as referentes à conversão do tempo de serviço especial em tempo comum. Respondeu a questionamentos dos colegas sobre vida funcional, já que as reformas de governo geraram muitas alterações nas carreiras. Questões relacionadas ao trabalho remoto, a extensão da penosidade para as Turmas Volantes e a campanha de filiação de novos TTREs também foram tratadas.

Leave a Reply