Afocefe reivindica ao Secretário da Fazenda encaminhamento dos pleitos da categoria - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe reivindica ao Secretário da Fazenda encaminhamento dos pleitos da categoria

Autor 25 de novembro de 2021 novembro 26th, 2021 No Comments

Em reunião nesta quinta-feira, 25 com o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso e com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira e demais integrantes da equipe diretiva da Sefaz, o Afocefe Sindicato reivindicou o andamento dos pleitos da categoria, em especial a imediata nomeação de Técnicos Tributários para os Postos Fiscais e Turmas Volantes e a alteração da nomenclatura para Analista Tributário da Receita Estadual.

O presidente do Afocefe, Guilherme Campos, reforçou a necessidade de aporte de Técnicos Tributários no trânsito de mercadorias, sob o risco da atividade de fiscalização entrar em colapso devido a falta de pessoal. ‘’Não concordamos com esta política da Secretaria da Fazenda de deixar de priorizar o trânsito de mercadorias. Dos 120 Técnicos Tributários nomeados, apenas cinco foram destinados aos Postos Fiscais e Turmas Volantes, que estão atuando com equipes totalmente sobrecarregadas. É imprescindível a nomeação imediata de TTREs para a continuidade da fiscalização tributária no Estado’’, afirmou.

Os dirigentes do Sindicato salientaram que a possibilidade de conversão do tempo especial em comum, irá agravar ainda mais o quadro já precário de falta de pessoal nos Postos Fiscais e Turmas Volantes, já que grande número de servidores terá direito a aposentadoria.
O diretor Alexandre Luzzi reforçou que a implementação dos novos projetos da administração, entre eles o Águia, que prevê um novo modelo de fiscalização tributária no Estado, só será possível com o aporte de Técnicos Tributários no trânsito de mercadorias.

Em relação a alteração da nomenclatura da categoria para Analista Tributário da Receita Estadual, foi reivindicado ao secretário o encaminhamento deste pleito que não acarretará em nenhum impacto financeiro aos cofres públicos, nem na estrutura administrativa da Secretaria da Fazenda. ‘’Não há nenhum impedimento para o andamento do projeto da mudança do nome. É uma questão de adequação à nova realidade da carreira e uma forma de valorização da categoria’’, afirmou Guilherme Campos.
O secretário da Fazenda destacou alguns avanços e conquistas administrativas, entre eles as nomeações e promoções, no entanto afirmou que alterações legislativas ainda estão em compasso de espera, aguardando um melhor momento para o encaminhamento.

O vice-presidente do Afocefe, Altair Rech Ramos, reforçou que o Sindicato sempre foi parceiro da administração para a construção conjunta de um projeto de fortalecimento da Sefaz como instituição, mas que há pautas inadiáveis, entre elas a nomeação de mais Técnicos Tributários para o trânsito de mercadorias e a alteração no nome.
O presidente Guilherme Campos ressaltou que o Afocefe encaminhará algumas questões junto ao governo e a Assembleia Legislativa em razão da indefinição da Secretaria da Fazenda. ‘’Continuamos abertos ao diálogo, mas precisamos dar andamento aos pleitos da categoria’’, reforçou.

Também participaram da reunião o secretário adjunto da Fazenda, Jorge Luis Tonetto, o subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene e o Contador e auditor-geral do Estado, Rogerio Meira.