Afocefe reforça ao presidente da CCJ, deputado Edson Brum, importância da manutenção da PPE - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
Notícias

Afocefe reforça ao presidente da CCJ, deputado Edson Brum, importância da manutenção da PPE

Autor 15 de maio de 2020 novembro 24th, 2020 No Comments

Frente à possibilidade de que o PL 544/19, que trata da exclusão do PPE para inativos e pensionistas da Secretaria da Fazenda, volte a pauta de discussões nas próximas sessões virtuais que estão acontecendo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, o vice-presidente do Afocefe, Altair Rech Ramos, se reuniu, na terça-feira, 12, com o deputado Edson Brum (MDB), que preside a CCJ e é o relator do projeto na Comissão.

O vice-presidente reforçou a necessidade de ampliar o diálogo quanto a tramitação do PL 544, reforçando ao parlamentar que sobre o PPE incide a contribuição previdenciária paga pelos servidores, não sendo possível admitir a sua extinção.

‘’A grande maioria dos inativos possui direito à paridade e integralidade de seus proventos na forma assegurada pela Constituição Federal’’, afirmou. Destacando, ainda, a inconstitucionalidade formal da proposta de extinção do PPE, por violar as regras de inciativa do chefe do Poder Executivo e a inconstitucionalidade material por violação aos princípios do equilíbrio financeiro e atuarial e da contributividade, por transgredir à irredutibilidade dos vencimentos, à paridade remuneratória e a integralidade do cálculo de proventos.

‘’Todas as categorias da Sefaz mantém o propósito de dialogar com a Assembleia Legislativa para esclarecimentos necessários sobre a importância da manutenção do PPE’’, ponderou o vice-presidente do Afocefe, o que foi acolhido pelo deputado.