Afocefe recebe presidente do Cpers e reforça luta conjunta pela valorização dos servidores e do serviço público - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe recebe presidente do Cpers e reforça luta conjunta pela valorização dos servidores e do serviço público

Autor 4 de maio de 2022 maio 24th, 2022 No Comments
A direção do Afocefe Sindicato recebeu na manhã desta quarta-feira, 04, a presidente do Cpers Sindicato, Helenir Aguiar Schürer e a Secretária Estadual de Formação da CUT/RS, Maria Helena de Oliveira.

A intensificação da luta dos servidores pela valorização das categorias e do serviço público foi reforçada. Os projetos do governo, entre eles o que concede apenas 6% de reposição ao funcionalismo, aprovado na terça-feira pela Assembleia Legislativa foram tratados. As categorias defenderam junto ao governo e Assembleia Legislativa ampliação do percentual à 10,06% para recomposição da inflação do último ano. Mesmo com apoio de diversos deputados, que apresentaram emendas com alteração do índice, o projeto original do Executivo foi aprovado.

Foram discutidos os cenários político e econômico. ”Cada vez mais, nós, representantes das categorias que garantem os serviços públicos essenciais à população, precisamos nos unir em defesa do fortalecimento e da qualidade do serviço público. Para isso, a luta pelos nossos direitos e pela valorização do nosso papel social deve ser cada vez mais reforçada’’, ressaltou o presidente do Afocefe, Guilherme Campos.

A presidente do Cpers destacou que é preciso lembrar quem apoia e quem é contra qualquer tipo de valorização do funcionalismo. “Servidores estão há sete anos sem nenhum reajuste, isso significa que receberemos menos de 1% ao ano, quando as nossas perdas inflacionárias já chegam a 58%. Tivemos deputados que lutaram ao nosso lado pelo reajuste de 10,06%, mas é importante que a gente guarde os nomes dos que atacam os servidores públicos”, frisou Helenir.
Ações para intensificar a mobilização unificada no Parlamento contra o Regime de Recuperação Fiscal também foram debatidas. O PLC 48/2022, que altera o congelamento dos investimentos previsto na Lei do Teto de Gastos de três para 10 anos, deverá ir à votação na Assembleia Legislativa na próxima terça-feira, 10 de maio. O projeto contém medidas de arrocho de despesas que limitarão a capacidade do Estado entregar serviços à população.