Afocefe participa da primeira reunião de trabalho da Comissão Especial da AL sobre adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe participa da primeira reunião de trabalho da Comissão Especial da AL sobre adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal

Autor 24 de maio de 2021 No Comments
O Afocefe Sindicato, representado pelo diretor Alexandre Luzzi, participou, a convite da deputada Sofia Cavedon (PT), da primeira reunião de trabalho da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que vai acompanhar as negociações à adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal, realizada de forma virtual, na quinta-feira, 20.

O Subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, foi o painelista deste primeiro encontro, apresentando um panorama geral sobre a dívida pública estadual. A reunião contou, também, com a presença do chefe da Divisão da Dívida Pública, Felipe Rodrigues.

Devido a uma liminar, o governo gaúcho está desde 2017 sem pagar a dívida com a União, deixando de desembolsar mais de R$ 300 milhões por mês, acumulando R$ 12 bilhões nestes quatro anos.

Pelas explanações dos deputados, ficou claro que diversas das obrigações que o Estado deve assumir para aderir ao regime de recuperação fiscal, já estão em curso desde a gestão passada. Somado a isso, o pacote do governo Leite, que fez um confisco no Fundo Previdenciário e atingiu em cheio os aposentados e as carreiras de diversas categorias, retirando conquistas já asseguradas e o congelamento das reposições salariais dos servidores, foram citados pelos parlamentares como exemplos das medidas já executadas pela administração estadual.
Ao todo, a Comissão Especial realizará 14 reuniões, sempre às quartas-feiras, com início às 14h, que poderão ser acompanhadas pelo YouTube da Assembleia Legislativa. Nesta semana, participarão os ex-secretários da Fazenda do governo Sartori, deputado federal Giovani Feltes e Luiz Antônio Bins.