Afocefe no Encontro Nacional de Gestores de Precatórios no TJRS - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe no Encontro Nacional de Gestores de Precatórios no TJRS

Autor 16 de março de 2023 março 20th, 2023 No Comments
Juízes Coordenadores das Centrais de Precatórios de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal participam do Encontro da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios. O Afocefe Sindicato, representado pela diretora Jurídica e Legislativa, Claudia Meyer, e pelo diretor da Febrafisco, Altair Rech Ramos, participou do evento de abertura dos trabalhos, na quarta-feira, 15, no Plenário do Tribunal de Justiça do RS.
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, destacou que este é o primeiro de 14 eventos programados para celebrar os 150 anos do TJRS. Afirmou que a solução para o passivo histórico de precatórios em todo o Brasil não está restrita ao Judiciário, ao Legislativo ou ao Executivo, mas a todos os Poderes estatais, com gestão, inovação e eficiência.
O presidente da Câmara Nacional dos Gestores de Precatórios, Juiz de Direito Fernão Borba Franco, do Tribunal de Justiça de São Paulo, ressaltou que o gerenciamento processual mudou muito nesta última década. ‘’Realizamos um intercâmbio de experiências entre os tribunais no que se refere aos principais mecanismos utilizados na jurisdição, englobando também a questão dos precatórios”, afirmou.
Já o coordenador da Central de Precatórios, juiz José Pedro de Oliveira Eckert, afirmou que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul tem uma ligação direta com a Câmara Nacional de Gestores de Precatórios. O grupo foi constituído em reunião ocorrida em maio de 2015, em Gramado. “Ao longo destes oito anos de existência, a Câmara tem sido um grande fórum de discussão, troca de experiência e construção de soluções’’, afirmou, ressaltando que a administração do TJRS implementou a digitalização integral do acervo físico entre 2019 e 2021, para agilizar a tramitação dos precatórios.
O Encontro da Câmara Nacional segue até esta sexta-feira, 17.