Afocefe estuda ingressar com Amicus Curiae para fortalecer ADI que contesta lei estadual do fundo previdenciário protocolada pelo PT junto ao STF - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
Notícias

Afocefe estuda ingressar com Amicus Curiae para fortalecer ADI que contesta lei estadual do fundo previdenciário protocolada pelo PT junto ao STF

Autor 30 de setembro de 2020 novembro 24th, 2020 No Comments

O Afocefe Sindicato, por meio de seu assessor jurídico, Dr. Gabriel Pauli Fadel, está estudando o ingresso de Amicus Curiae para fortalecer a tese da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Lei Complementar Estadual 15.511/2020, que altera o Regime Próprio de Previdência dos servidores estaduais, protocolada pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores no Supremo Tribunal Federal, na quarta-feira (23).

A Ação foi solicitada pela Bancada do PT na Assembleia Legislativa e pelo deputado federal e presidente do PT/RS, Paulo Pimenta, considerando a legitimidade dos partidos políticos em ingressar com ADIs no Supremo.

Na ADI, é apontada a nova segregação de massas efetivada na lei estadual, visando desviar as reservas monetárias do FundoPrev para pagamento de inativos. A lei permite que o Executivo utilize até R$ 2,5 bilhões do Fundoprev Civil – Fundo de Previdência dos Servidores Públicos.

O projeto de lei 148/2020 foi protocolado na ALRS no dia 10 de julho. Três dias depois, o governo foi notificado, por ofício, pelo Ministério da Economia, de que o modelo proposto não estava em Conformidade com a legislação e com as normativas da Constituição Federal.

Se o STF acolher o pedido de liminar, a lei estadual ficará com seus efeitos suspensos até o julgamento do mérito da ação.