Afocefe engajado nas ações da Semana de Conscientização sobre o Autismo - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe engajado nas ações da Semana de Conscientização sobre o Autismo

Autor 5 de abril de 2023 abril 24th, 2023 No Comments
A diretoria do Afocefe Sindicato participou de uma série de ações realizadas durante a semana de Conscientização da pessoa com autismo. Nesta quarta-feira, 05, o presidente Alexandre Luzzi e a diretora Jurídica e Legislativa, Claudia Meyer, que é diretora-presidente do Instituto Autismo & Vida, estiveram presentes na audiência pública realizada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que reuniu representantes de quatro secretarias de Estado. A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, anunciou a criação de 30 novos centros de atendimento à saúde do programa TEAcolhe. O programa foi criado em decorrência da Lei Pró Autismo, de autoria do deputado Eduardo Loureiro (PDT).
O deputado salientou que é preciso um trabalho conjunto entre os poderes para criação de leis que resultem em ações efetivas para a população, e que o próximo passo é trabalhar na criação do cargo de monitor escolar para auxiliar os alunos com autismo em sala de aula.
Em sua manifestação, Claudia Meyer, saudou a presença do Estado neste debate promovido pelo poder legislativo e salientou a importância da mobilização conjunta das entidades e sociedade civil para a efetivação de políticas públicas inclusivas pelo governo. ‘’O engajamento de maior número de pessoas, além de contribuir para a execução de políticas públicas, é essencial para despertar a conscientização, respeito e acolhimento da sociedade’’, afirmou.
Na segunda-feira, 03, durante o seminário “Descobrindo o Autismo no Rio Grande do Sul”, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, foi apresentada a 2ª edição do estudo com dados da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no RS. O evento, alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, contou com a participação da diretora do Afocefe. Representando o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Rede Gaúcha Pró-Autismo, Claudia Meyer enalteceu o estudo publicado pela FADERS que fornece importantes informações para o desenvolvimento de políticas públicas específicas. “É gratificante a realização de eventos como este, de conscientização, porque mostram para a sociedade algumas características das pessoas com autismo, para que isso seja entendido como uma diversidade humana’’, salientou.
No domingo, 02, Claudia Meyer, Alexandre Luzzi, Wagner Bomfim e os colegas fazendários Marilene Symanski, João Carlos Loebens e Elder Fin, participaram de caminhada realizada no Parque da Redenção, que reuniu centenas de pessoas vestidas de azul, em referência a “Abril Azul”, dedicado a intensificar as atividades para informar e esclarecer dúvidas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).