Afocefe destaca importância da educação fiscal na abertura do Seminário sobre o Desenvolvimento do RS - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe destaca importância da educação fiscal na abertura do Seminário sobre o Desenvolvimento do RS

Autor 5 de julho de 2022 julho 28th, 2022 No Comments
O Afocefe Sindicato, representado pelo diretor Alexandre Luzzi, participou, nesta segunda-feira, 04, da abertura do Seminário sobre Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Promovido pela Rede Estação Democracia e Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), os desafios e as perspectivas de desenvolvimento do Estado foram discutidos pelos palestrantes Paulo Timm (RED), Ário Zimmermann (UFRGS), Carlos Henrique Horn (UFRGS), Junico Antunes (Unisinos) e Carlos Paiva (Faccat). O painel teve como mediador o Técnico Tributário da Receita Estadual, Volnei Piccolotto.

Os debates seguirão até o dia 20 de julho, de forma híbrida, com a participação de especialistas nas áreas econômica, política, sindical, da agroindústria, do cooperativismo e do meio acadêmico.
Ao integrar a mesa de abertura, o diretor Alexandre Luzzi destacou a necessidade da unidade dos setores da sociedade civil para superar este momento difícil de empobrecimento da população e falta de perspectiva de desenvolvimento econômico. ‘’ Este debate é essencial e necessário para que possamos melhorar como sociedade’’, afirmou. Destacou a necessidade de esclarecer a população sobre a importância do pagamento de tributos e reverter a ideia equivocada de que imposto não contribui para a melhoria das condições de vida dos cidadãos. ‘’É preciso levar a educação fiscal à população, para que entenda onde é aplicado o imposto, o papel do Estado e sua importância como indutor do desenvolvimento e da distribuição de renda. Estamos engajados na luta para diminuir as diferenças regionais e a desigualdade que está em todos os lugares, para que as pessoas vivam com dignidade’’, salientou.

Na próxima segunda-feira, 11, o Afocefe Sindicato participará do painel ‘’O Papel das Políticas Fiscais na Promoção do Desenvolvimento e Enfrentamento dos Desequilíbrios Regionais’’. O diretor Alexandre Luzzi falará sobre ‘’Políticas fiscais e desenvolvimento regional’’. O debate será realizado a partir das 16h, de forma virtual. A mesa contará ainda com a participação do Secretário Adjunto da Fazenda do RS, Jorge Tonetto, do Ex- Secretário da Fazenda do RS, Odir Tonollier, do Pesquisador do IPEA, Sergio Gobetti e da Assessora Parlamentar na Área de Finanças Públicas, Aniger de Oliveira.
Os painéis serão realizados por plataforma virtual através dos canais das RED e da FACCAT no Youtube, Facebook e GoogleMeet. Assim como na abertura, ocorrida de forma presencial, o encerramento será no dia 20 de julho, a partir das 14h, no plenarinho do Parlamento gaúcho e contará com a presença dos pré-candidatos a governador do RS. Neste dia, o evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia. Será formulado um documento com as principais conclusões do conjunto de debates.