Afocefe defende importância da educação fiscal em Seminário sobre Desenvolvimento Regional no RS - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe defende importância da educação fiscal em Seminário sobre Desenvolvimento Regional no RS

Autor 12 de julho de 2022 julho 28th, 2022 No Comments
Dando continuidade à programação do Seminário sobre Desenvolvimento Regional no RS, o diretor do Afocefe Sindicato, Alexandre Luzzi, participou, nesta segunda-feira, 11, das discussões sobre o Papel das Políticas Fiscais na Promoção do Desenvolvimento e Enfrentamento dos Desequilíbrios Regionais.

Realizado de forma virtual, o painel foi coordenado pelo Técnico Tributário da Receita Estadual, Volnei Piccolotto, e contou ainda com as presenças do secretário adjunto da Fazenda, Jorge Tonetto, do ex- secretário da Fazenda, Odir Tonollier, do pesquisador do IPEA, Sergio Gobetti e da assessora parlamentar na Área de Finanças Públicas, Aniger de Oliveira.

Ao discorrer sobre as políticas fiscais e desenvolvimento regional, Alexandre Luzzi destacou que este debate deve ser levado à sociedade. ‘’Precisamos discutir além das questões técnicas de como o Estado pode resolver as questões fiscais. Devemos promover este debate com a sociedade para esclarecer a importância do Estado recolher corretamente o imposto e distribuir à população, especialmente a quem mais precisa. Esta discussão precisa ser feita de maneira clara e objetiva, como cidadãos e não apenas como gestores tributários. Para isso, a educação fiscal e a cidadania fiscal são fundamentais’’, apontou.

Luzzi salientou a ampla discussão social promovida pelo Afocefe, apontando que a falta de recursos do Estado é causada por distorções na área da receita e não na despesa. ‘’Deveríamos tratar mais do incremento da receita e do Estado como indutor do desenvolvimento, cumpridor das suas obrigações constitucionais e não aceitar a ideia de que a despesa é a causadora do desequilíbrio fiscal. Alegando um pretenso ajuste fiscal, que nunca vem, são cortados investimentos, reduzidos serviços essenciais à população e penalizados servidores’’, afirmou.

Alertou que apenas no primeiro semestre deste ano, o Estado deixou de arrecadar R$ 5,5 bilhões devido a sonegação de ICMS, principal tributo estadual. ‘’Depois de mostrar claramente que precisamos aumentar a receita, reforçando a fiscalização e combatendo a sonegação, depois de levar o Sonegômetro à sociedade para alertar e dar transparência ao que o Estado deixa de arrecadar, nosso viés agora será a educação fiscal, para atingir não apenas a categoria dos Técnicos Tributários e demais servidores fazendários, mas todos os servidores públicos, por meio das entidades que os representam’’, enfatizou.

Promovido pela Rede Estação Democracia e Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), os debates ocorrem até o dia 20 de julho, com a participação de especialistas nas áreas econômica, política, sindical, da agroindústria, do cooperativismo e do meio acadêmico.
Para conferir o debate na íntegra, basta acessar o link https://youtu.be/ZXRFbEasweY .