Afocefe acompanha posse da procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe acompanha posse da procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa

Autor 9 de março de 2023 março 20th, 2023 No Comments
O Afocefe Sindicato, representado pela diretora Jurídica e Legislativa, Claudia Meyer, pela diretora suplente Juliana Zucheto de Lima e pelo diretor da Conacate, Roberto Castilho Nogueira, acompanhou a solenidade de posse da procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Patrícia Alba (MDB), realizada na manhã desta quinta-feira, 09.
As deputadas Kelly Moraes (PL), Silvana Covatti (PP) e Eliana Bayer (Republicanos) foram empossadas procuradoras adjuntas.
Ao se despedir do cargo, Sofia Cavedon entregou à nova procuradora o relatório das atividades realizadas em sua gestão. ‘’Ou a educação muda ou a violência continua”, afirmou.
A deputada Patrícia Alba salientou que sua gestão será pautada pela busca de políticas públicas que diminuam a desigualdade de gênero e que contribuam para a inclusão. Ela ainda abordou a desigualdade na política, lembrando que a maioria do eleitorado gaúcho (53%) é composto de mulheres e, portanto, essa deveria estar representada no Parlamento nessa porcentagem. Mas, apenas 11 dos 55 parlamentares são mulheres. “Precisamos mudar esse cenário. Vamos assumir o nosso protagonismo”, defendeu.
Outro tema que deve ser prioridade em sua gestão é o combate à violência de gênero. “Precisamos do Estado mais engajado nessa luta’’, disse. Relatou que, no RS, em 2022, foram registrados mais de 30 mil casos de ameaças e mais de 17 mil casos de agressão. “Essa cultura precisa ser mudada, convido todos os poderes e órgãos independentes para buscar uma maneira de realmente efetivar os direitos que já existem na legislação”, declarou.
A deputada federal Franciane Bayer (Republicanos/RS), que presidiu a Procuradoria Especial da Mulher na legislatura anterior, falou da importância do órgão, que foi criado em 2015. “Não se muda cultura do dia para a noite e combater a violência contra a mulher passa pela mudança de cultura”, enfatizou.
Representando o Parlamento, a 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Delegada Nadine (PSDB), encerrou a cerimônia defendendo que as mulheres ocupem, cada vez mais, espaços na política. ‘’Mais que igualdade, queremos a paridade de direitos”, afirmou. Ela ainda destacou a importância do papel da Procuradoria Especial da Mulher, que, além de receber denúncias, fiscaliza as políticas públicas para as mulheres nos governos federal, estadual e municipais.