Ação de fiscalização constata crime de abigeato na BR 116 e recupera veículo furtado

  • 1
  • 1

 

Em ação de fiscalização de mercadorias, no Posto Fiscal do Passo do Socorro, em Vacaria, os Técnicos Tributários da Receita Estadual interceptaram, nesta terça-feira, 12, uma caminhonete Saveiro, com placas de São Valentim do Sul, transportando um terneiro vivo e 350 quilos de carne bovina.

Percebendo a ação dos Técnicos Tributários, que contavam com apoio da Guarda Municipal e equipe de fiscalização do município de Vacaria, o motorista, que trafegava no sentido Lages-Vacaria, fez manobra de retorno e saiu em alta velocidade. Na iminência de ser abordado, abandonou a Saveiro em um acesso e fugiu do local, com dois acompanhantes.

A Saveiro foi levada ao Posto Fiscal e direcionada ao depósito do Detran. Foi constatado que foi furtada em Caxias do Sul. No interior do veículo foram encontradas também facas e outros objetos utilizados pelos abigeatários. Ainda nesta madrugada o proprietário dos animais compareceu no plantão da Delegacia de Vacaria onde reconheceu o terneiro como sendo de sua propriedade. Ele reside no município de Lages próximo à divisa com Vacaria. 

A ausência de fiscalização nas divisas  do Estado favorece a sonegação e outros crimes, como contrabando e o abigeato. Somente com a ação efetiva do Estado, com reforço da fiscalização e aparato da Brigada Militar - pleito permanente do Afocefe - para dar segurança às operações, poderá aumentar a percepção de risco e inibir a prática de ilícitos.

 

 

 

 

 

 

 

Tweet