AFOCEFE um sindicato que luta pelo Rio Grande. Técnicos Tributários na linha de frente do combate à sonegação

AFOCEFE Sindicato, entidade representativa dos Técnicos Tributários da Receita Estadual, tem marcado sua trajetória na luta pelos direitos da categoria. Independente dos partidos que ocupam o poder, o Sindicato sempre manteve a disposição de dialogar, discutir, mas prioritariamente, representar os seus filiados nas questões envolvendo o Governo do Estado. Além disso, o AFOCEFE sempre buscou participar ativamente da vida de seus filiados, através de convênios com estabelecimentos comerciais, promoção de festas e eventos de integração, e auxílio em diversas outras áreas. Aqueles que acompanham a história do Sindicato sabem que podem contar com o AFOCEFE para o que for necessário, nas diversas esferas de sua vida.



Motivação

O AFOCEFE é uma entidade sindical com a base territorial no Estado do Rio Grande do Sul, onde representa a categoria profissional dos TÉCNICOS TRIBUTÁRIOS DA RECEITA ESTADUAL, contando com mais de 1500 filiados. Logo, é uma entidade voltada aos interesses dessa categoria, cabendo-lhe a defesa de todos e quaisquer direitos subjetivos individuais e coletivos de seus integrantes, nos termos do inciso III, do art. 8 da Constituição Federal.

Na defesa desses interesses, o AFOCEFE mantém-se atento aos fenômenos sociais e políticos, pautando a atuação da entidade e de seus colegiados representativos pelo diálogo com as autoridades constituídas que possam, ou não, interferir no exercício dos direitos e garantias de seus filiados e com os demais atores da sociedade, como as demais entidades sindicais de trabalhadores, sobretudo as que representam os servidores públicos.

Mas, não abandona as raízes de luta, lançando mão de tradicionais meios de pressão para alcançar os objetivos, participando intensamente de movimentos de massa, assembleias gerais, paralizações e greves, quando esses instrumentos legítimos e ordeiros se mostram necessários.

Nestas lutas, conta sempre com a mobilização de seus filiados, que entendem, como o Sindicato, que somente com a participação de todos os objetivos são alcançados.

Orgulha-se também o AFOCEFE da marca de debatedor das questões que envolvem as instituições públicas que abrigam os seus filiados. Nesse sentido, há muito fixou posições claras a respeito dos serviços públicos a serem prestados pelas categorias que integram os quadros da Secretaria da Fazenda, mais especialmente no tocante as funções institucionais da Receita Estadual. 

Assim, são premissas que norteiam o posicionamento: o entendimento de que nada substitui o servidor no atendimento aos serviços básicos desejados pelo cidadão e contribuinte; o serviço público de qualidade é resultado da qualificação e motivação dos servidores públicos; para garantir a manutenção de serviços públicos de qualidade o Estado precisa gerir bem sua principal fonte de financiamento, os tributos; para que os recursos ingressem nos níveis necessários a fiscalização tributária é fundamental; na ação fiscal de combate à sonegação e evasão fiscal, o uso da tecnologia de informação não prescinde da fiscalização ostensiva, inclusive a do trânsito de mercadorias, que gera imediata percepção de risco; que aos Técnicos Tributários compete a atuação na ação fiscal, na forma da lei; o fortalecimento da Secretaria da Fazenda, em especial da Receita Estadual, com a serenidade no trato funcional, interação e compartilhamento de atribuições e competências é fundamentar o bom cumprimento da missão institucional desses órgãos, o equilíbrio das finanças públicas e o bem estar da sociedade gaúcha.

AFOCEFE, há mais de 50 anos na defesa dos Técnicos Tributários, que são a linha de frente no combate à sonegação. 


Histórico

O Afocefe foi fundado em 1963 como Associação dos Órgãos Centrais da Fazenda Estadual, representando os servidores da Secretaria da Fazenda. O objetivo era ser um instrumento da organização das lutas em defesa do conjunto de servidores.

Após sobreviver a duas décadas de autoritarismo, esta entidade acompanha as alterações administrativas da Secretaria da Fazenda passando a  representar unicamente a categoria  profissional dos Técnicos  do Tesouro do Estado, que em 2014 passaram a ser denominados Técnicos Tributários da Receita Estadual.

Com o retorno da democracia, a  categoria transforma a associação em sindicato, passando a ser Afocefe Sindicato, face o direito à sindicalização para os servidores públicos criado pela Constituição de 1988. 

A partir daí, intensifica-se sua participação nos movimentos políticos e sociais e a luta pelo crescimento e fortalecimento de sua categoria, desempenhando papel fundamental para melhoria das condições de trabalho e de vida para seus filiados.

Em mais de meio século, a categoria e Sindicato cresceram juntos, numa trajetória combativa caracterizada  pela defesa dos direitos dos Técnicos Tributários da Receita Estadual e pela inserção nas manifestações em defesa dos interesses sociais. O Afocefe é reconhecido pelo seu pioneirismo em debater questões de Estado, apresentando alternativas para ser desenvolvimento.

Diretoria

Carlos De Martini Duarte
Presidente
demartini@afocefe.org.br

Gilberto da Silva
Vice-Presidente
gilberto@afocefe.org.br

Guilherme de Castro Campos
Secretário-Geral
guilherme@afocefe.org.br

Victoria Almeida Storni
Diretora Administrativa
victoria@afocefe.org.br

Rodrigo de Castro Silveira
Diretor Financeiro
rodrigo@afocefe.org.br

Paulo Roberto Bitencourt de Souza
Diretor Jurídico
paulobitencourt@afocefe.org.br

Odilon Tadeu B. Sanhudo
Diretor Integração e Politica Social
odilon@afocefe.org.br

Laurindo Gelson Possani
Diretor de Assuntos Sindicais e Formação Política
possani@afocefe.org.br

Giugliano dos Santos Medeiros
Diretor de Comunicação e Cultura
giugliano@afocefe.org.br

Altair Rech Ramos
Diretor Legislativo
altair@afocefe.org.br

Marcia Alves Anschau
Diretora de Desenvolvimento Funcional
marciaanschau@afocefe.org.br

CONSELHOS DELIBERATIVO E FISCAL

Sede Campestre



Localizada na Av. Guaíba, 11978, na Beira do Guaíba, em Ipanema, conta com ampla área ao ar livre disponível para os filiados, com Salão de Festas, Espaço Gourmet, Galpão Crioulo, Quiosques com churrasqueiras, gramado para a prática de futebol sete. É um local para integração dos filiados e de descanso próximo à natureza. O funcionamento é de terça à domingo nos três turnos, e a ocupação dos espaços é mediante reserva prévia.

Sede Administrativa



Localizada na Rua dos Andradas, 1234, no 21º andar, do Edifício Santa Cruz, a poucos metros da Sede da Secretaria da Fazenda, no Centro Histórico de Porto Alegre. Em suas instalações, além das salas de atendimento dos diretores e funcionários, dispõe de um auditório , sala de reuniões, salas para uso dos filiados, setores exclusivos para os colegas aposentados, uma área de convívio, em ambiente confortável, TV, cafés e água. Aberto durante a semana, nos dias úteis, das 8:30 às 18:00.